09/03/2017 às 21h02min - Atualizada em 09/03/2017 às 21h02min

Governo de Santa Catarina e sociedade civil organizada criam plano de desenvolvimento para 2030.

Planejamento foi apresentado em um workshop com uma visão de futuro e que orientará o Plano de Desenvolvimento do Estado.

(Foto:Jaqueline Noceti/SECOM)
A reunião em Florianópolis, contou com a participação de secretários de Estado, técnicos do Executivo e representantes da sociedade civil organizada e de várias universidades.

O Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030 auxiliará a ação governamental no estado no período de 2017 a 2030. Será construído a partir das seguintes questões: onde estamos, aonde queremos chegar, como vamos chegar lá e quais instrumentos de governança vamos utilizar. Abordará as dimensões Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Meio Ambiente e Gestão Pública, além do recorte de oito mesorregiões – Grande Florianópolis, Litoral Norte, Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Planalto Norte, Meio-Oeste e Oeste.

“É um momento muito importante para nossa história, pois estamos carecendo de um olhar coletivo para o futuro, saber onde estamos e para onde vamos. Este plano precisa ser conduzido de tal forma que não seja um plano construído pelo governo Raimundo Colombo, mas pela sociedade.", destacou o secretário de Planejamento, Murilo Flores.

O trabalho será elaborado no período de um ano por professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), envolvendo órgãos da administração pública direta e indireta e da sociedade civil, com apoio da Fapesc. "Nós vamos buscar a participação efetiva do setor público e da sociedade civil organizada para traçar estratégias de desenvolvimento, estabelecer indicadores e metas no sentido de que a política pública venha alcançar essas metas ao longo do tempo", explicou o professor da UFSC Silvio Cario. Os participantes do workshop vão definir visões de futuro para Santa Catarina em grupos por eixos de atuação. Esse conteúdo será sistematizado pelas equips da UFSC e da Secretaria de Estado do Planejamento para apresentar ao governador Raimundo Colombo.

Participaram da reunião representantes das secretarias de Planejamento, da Fazenda, da Saúde, da Educação, Agricultura e Pesca, do Turismo, Cultura e Esporte, da Assistência Social, Trabalho e Habitação e do Desenvolvimento Econômico Sustentável, da Segurança Pública, da Celesc, SC Gás, SC Parcerias e Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Florianópolis, além de UFSC, Udesc, Fapesc, Sebrae e Fiesc

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com o NR
Atendimento NR
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo WhatsApp