06/03/2017 às 11h59min - Atualizada em 06/03/2017 às 11h59min

Meio rural catarinense atrai investimentos de jovens empreendedores.

Jovens empreendedores direcionam investimentos para o meio rural de Santa Catarina e trazem um novo olhar para atividades tradicionais, passadas de geração para geração. É cada vez mais comum ouvir histórias de filhos de agricultores que se dedicam para aprimorar a produção da família, focados na melhoria do processo produtivo e na geração de renda. Nas mãos desses empreendedores, as propriedades se tornam pequenas empresas, com um processo administrativo bem estruturado e um plano de negócios para o futuro.


O Governo do Estado é um grande apoiador desses jovens, que encontram no Programa SC Rural um parceiro para se profissionalizar e investir na propriedade. O programa, além de oferecer o Curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo para os jovens de todo o estado, ainda dá apoio financeiro para projetos de melhoria de processo produtivo, agregação de valor, turismo rural, entre outros. Desde 2013, foram mais de 25 cursos ministrados em Santa Catarina, sendo que 500 projetos de investimentos receberam recursos do Programa, num total de R$ 8 milhões.

Os cursos variam de oito a dez semanas e as aulas são em esquema de alternância, que preconiza etapas que mesclam teoria e prática. Os jovens elegem uma temática de acordo com seu interesse, com o objetivo de despertar o seu potencial empreendedor.

Programa SC Rural

O Programa SC Rural nasceu em 2011 e termina em junho de 2017, é executado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial e destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante contrapartida dos beneficiários. Os empreendimentos apoiados abrangem atividades agrícolas ou não agrícolas (como o turismo rural) por meio de projetos de caráter estruturante, de melhorias de sistemas produtivos ou planos de negócios, além de outras ações implementadas por cooperativas e associações de agricultores familiares.

O SC Rural é coordenado pela Secretaria da Agricultura e da Pesca e, por envolver atividades multissetoriais, é executado por diversas instituições: Epagri, Cidasc, Fatma, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Secretaria de Infraestrutura.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com o NR
Atendimento NR
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo WhatsApp