05/07/2023 às 09h08min - Atualizada em 05/07/2023 às 09h08min

Mutirão do Hospital de Olhos de Florianópolis atende pessoas carentes na Serra Catarinense

O Diretor Técnico do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF) Ernani Garcia coordenou um mutirão de consultas oftalmológicas na Unidade de Saúde do Município de Campo Belo do Sul, que fica localizado a 280 km da Capital.

´Redação NR
Foto: Divulgação | HOF
De forma voluntária e a fim de acelerar atendimentos de pacientes que aguardavam por consulta e avaliação em uma das filas mais densas da saúde, a equipe coordenada pelo médico atendeu no sábado (24) cerca de 60 pessoas carentes (algumas sem alfabetização) e também idosos que nunca tinham ido a um oftalmologista. “Nós realizamos o primeiro atendimento, quando se tira a acuidade visual, faz-se o exame de fundo de olho, mede-se a pressão e avaliamos se é necessária uma cirurgia ou não. Caso positivo, encaminhamos o paciente para Lages ou para Florianópolis, tudo isso pelo SUS”, explica Dr. Ernani. 
Esse foi o segundo mutirão deste ano realizado na região pela equipe, composta ainda por três médicos residentes do Hospital Celso Ramos, de Florianópolis. “Queremos fazer esse trabalho pelo menos uma vez por ano, para tentar ao máximo reduzir ou até mesmo zerar a fila de espera do município”, comenta o médico. 
Para a Secretária de Saúde do município, Adriana de Oliveira, os mutirões são a maneira mais correta para resolver o problema da comunidade. “Esses profissionais vêm aqui, realizam o atendimento com qualidade e evitam que as pessoas se desloquem para outras cidades”, pontua.
Já a prefeita da cidade, Claudiane Varela Pucci, afirma que essa é a prioridade: resolver as filas mais complexas, bem como a importância de já resolver os exames que são feitos aqui. “Através desses mutirões, conseguimos agilidade para resolver os problemas da comunidade”, conclui.
A escolha do município para realizar o mutirão, além da humildade da comunidade, tem ligação com a localidade onde está instalada a vinícola Abreu Garcia, também administrada por Ernani Garcia.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com o NR
Atendimento NR
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo WhatsApp