27/06/2023 às 20h00min - Atualizada em 27/06/2023 às 20h00min

Santa Catarina registra primeiro caso de gripe aviária

O registro foi confirmado na manhã desta terça-feira, 27, pela Cidasc.

Tudo Aqui SC
Foto: Wikimedia Commons/EyeLoveBirds/Divulgação/NR

De acordo com Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), o caso foi registrado em uma ave silvestre no município de São Francisco do Sul.

A companhia afirmou que a ocorrência de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em aves silvestres não compromete a condição sanitária do Estado de Santa Catarina e do país como livre de IAAP, portanto, não impactando no comércio internacional de produtos avícolas de Santa Catarina como consequência da notificação.

Informações divulgadas pela Cidasc, afirmam que estão sendo intensificadas as ações de vigilância em populações de aves domésticas e silvestres na região. A depender da evolução das investigações e do cenário epidemiológico, novas medidas poderão ser adotadas pela Cidasc para evitar a disseminação da IAAP e proteger a avicultura catarinense.

A Cidasc ainda reforça que recomenda a comunicação imediata em caso de aves de qualquer espécie apresentando sinais clínicos de Influenza Aviária (sinais respiratórios, neurológicos, tais como dificuldade respiratória, andar cambaleante, torcicolo ou girando em seu próprio eixo, ou mortalidade alta e súbita).

Essa comunicação pode ser realizada utilizando o sistema e-Sisbravet no link: bit.ly/notificarcidasc ou bit.ly/SISBRAVET, ou ainda, diretamente em um escritório local da Cidasc, contatos disponíveis no site.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com o NR
Atendimento NR
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo WhatsApp