07/07/2021 às 16h11min - Atualizada em 08/07/2021 às 00h00min

Dia Mundial do Chocolate: consumo é 7% maior que antes da pandemia

Especialista ressalta importância da moderação

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de imprensa
Pikist

            Nesta quarta-feira (7) é celebrado o Dia Mundial do Chocolate, data em que muitos aproveitam para ‘comemorar’ e abusam do consumo do doce. Por mais saboroso que seja, o chocolate com menos de 70% de cacau contém bastante açúcar e gordura, o que requer atenção quanto ao consumo excessivo. Um levantamento realizado entre abril e maio de 2020 revelou que quase metade das mulheres tem comido chocolates e doces em dois dias ou mais na semana. O índice é 7% maior do que antes da pandemia.
            A nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Anhanguera, Bruna Muratti Ferraz de Oliveira, diz que durante situações adversas, estressantes e de privações, como o contexto da pandemia, é natural que o organismo busque compensações e prazeres. “Temos prazer pela alimentação, o que é natural e saudável. Neste sentido, como o chocolate é conhecido por liberar serotonina no cérebro, que dá a sensação de bem-estar, tem sido a escolha de muitas pessoas”, diz a especialista.
            Bruna ressalta que o cacau, fruto usado na produção do chocolate, além de auxiliar no combate ao estresse e melhorar o humor, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. “Quem deseja usufruir dessas propriedades precisa optar pelas versões de chocolate com, no mínimo, 70% de cacau”, afirma.
            A coordenadora da Anhanguera comenta que moderação é importante em tudo e que os alimentos não devem ser rotulados como “bons” ou “ruins”. Ela enfatiza que comer é um ato orgânico e genuíno, de modo que o corpo comunica sobre suas necessidades, vontades e saciedade. “Precisamos ouvir nosso corpo. O consumo excessivo, muitas vezes, esconde uma falta, um desprazer que pode estar associado a outros aspectos da vida. Caso isso incomode e/ou comprometa a saúde é preciso procurar auxílio profissional”, diz.

DICAS
- Tome bastante água;
- Durma bem, porque a baixa qualidade de sono pode interferir na rotina alimentar;
- Tente incluir na rotina atividades que te alegrem;
- Cozinhe. Este é, provavelmente, o ponto mais importante para melhorar a própria alimentação;
- Evite estressar o corpo com dietas restritivas;
- Mantenha o foco nos momentos das refeições, dê atenção ao que come e como se come.

Fonte - Bruna Muratti Ferraz de Oliveira, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera

Sobre a Anhanguera 
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: anhanguera.com e blog.anhanguera.com.

Sobre a Kroton  
 
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 920,6 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1,5 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br  


Contatos para a imprensa:
Ideal H+KS http://www.ideal.com
Atendimento: Renata Fernandes – renata.fernandes@idealhks.com
Contato - (11) 99332.4204 ou whats - (17) 99608.3543
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com o NR
Atendimento NR
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo WhatsApp