06/07/2021 às 11h40min - Atualizada em 07/07/2021 às 00h00min

Dia Mundial do Chocolate: consumo consciente contribui para a melhora do sistema cognitivo

Especialista da Anhanguera explica a importância da ingestão da versão amarga

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de Imprensa
Foto - Google Imagens
No próximo dia 7 de julho é comemorado o Dia Mundial do Chocolate. E, nesta data tão especial, os amantes do doce feito de cacau, têm motivos de sobra para comemorar: uma pesquisa realizada e publicada no ano passado pela Universidade of L’Aquila, da Itália, aponta que o consumo de pequenas porções de chocolate amargo diariamente, pode fazer bem ao cérebro.

O estudo, realizado ao longo de três meses, comprova que a ingestão diária da versão amarga pode beneficiar a capacidade cognitiva do ser humano, melhorando elementos básicos como a nossa atenção, reflexos, agilidade na forma de pensar, memória e até mesmo na fluência verbal.

“Em sua versão amarga, o chocolate conta com inúmeras propriedades benéficas para a saúde. Esses benefícios vêm dos flavonoides de cacau, que são bioativos derivados de plantas da semente do cacau e trabalham diretamente na redução da pressão arterial e no bombeamento do sangue para o cérebro, melhorando o sistema cognitivo do ser humano, principalmente de adultos com idade mais avançada e idosos”, explica Liliany Faicari, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera.

Mesmo com os benefícios, a professora alerta que o consumo do produto deve ser realizado com moderação. “Apesar de oferecer diversos benefícios para a nossa saúde, o chocolate amargo não deixa de ser algo calórico. Ingerir 30 gramas diárias do doce oriundo do cacau é o ideal”, enfatiza Liliany.


Qual chocolate amargo devo consumir?

Os especialistas indicam a ingestão do produto amargo com 70% de cacau, mas para aqueles que estão acostumados com produtos ao leite, as versões de chocolate com 50% da fruta é uma ótima saída para acostumar o “paladar”. Em receitas caseiras, que exigem a inclusão da substância, a ideia é que seja realizada a substituição do chocolate em pó por cacau em pó.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com o NR
Atendimento NR
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo WhatsApp