03/02/2020 às 15h16min - Atualizada em 03/02/2020 às 15h16min

Base Aérea de Florianópolis é cotada para receber brasileiros em quarentena do Coronavírus

Informação foi dada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, em entrevista nesta segunda-feira (3) de manhã

NSC Total
Foto: AFP PHOTO / ITALIAN DEFENCE MINISTRY PRESS OFFICE
Autoridades catarinenses e de Florianópolis foram pegas de surpresa nesta segunda-feira (3) de manhã com a entrevista à Rádio Gaúcha do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, em que ele afirma que Florianópolis é uma das cidades cotadas para receber o grupo de brasileiros que o governo federal trará da China.

Lorenzoni diz que entre 30 e 40 brasileiros devem ser transportados da China para o Brasil em um processo de viagem que está programado para começar nesta terça-feira (4) com a ida de profissionais brasileiros. A hipótese de Florianópolis, disse o ministro, veio por conta de "uma base em condição de fazer isolamento". Ele fez referência à Base Aérea, que fica no Sul da Ilha, onde também há um hospital.

Mais tarde, em uma coletiva em Brasília, a informação foi confirmada novamente pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Ele afirmou que as bases militares de Florianópolis e de Anápolis (GO) são estudadas para a quarentena.

O governo federal deve editar ainda nesta segunda-feira uma medida provisória para determinar como vai funcionar a quarentena dos brasileiros vindos da China. Embora não sejam pessoas com suspeita de coronavírus, eles devem passar por um período de isolamento para que não haja risco de transmissão da doença. Todos estão na região de Wuhan, que é o epicentro da epidemia do coronavírus e está fechada para voos comerciais, portanto qualquer operação de repatriação deve ser negociada pelos governos do Brasil e da China, através de voos fretados.

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina afirmou que ainda não recebeu nenhum comunicado sobre a possibilidade da quarentena ocorrer em Florianópolis, assim como a prefeitura da cidade. O governo do Estado, no entanto, já foi convocado para uma reunião com o Ministério da Saúde na quarta-feira, em Brasília. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) informou que também não foi comunicada, mas que o hospital da base aérea na Capital poderia sim ser utilizado, no entanto a ação é federal e não envolve o Estado.

A Aeronáutica confirmou que a estrutura do chamado "esquadrão de saúde" na base aérea está em funcionamento, mas que ainda não há nenhuma definição sobre a questão da quarentena. A decisão está em Brasília, entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Defesa, que nesta segunda-feira já alinham os próximos passos em uma reunião.

O secretário de Saúde de Florianópolis, Carlos Alberto Justo da Silva, disse que uma possível quarentena na Capital seria um esforço maior da área militar e da Defesa do que da Saúde, pois todos os brasileiros que serão trazidos da China não apresentam sintomas:
— Só vai embarcar quem não tiver suspeita do coronavírus, então é uma operação maior da parte militar de ter os cuidados com higiene com essas pessoas na base aérea. Eu estou mais preocupado com o sarampo do que com o coronavírus, toda a rede de saúde está preparada para diagnosticar e fazer todo o atendimento necessário — afirmou o secretário de Florianópolis.

Localizada no Sul da Ilha, a Base Aérea de Florianópolis (BAFL) é a sede da aeronáutica em Santa Catarina e serve como base de apoio. No espaço funciona também o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Florianópolis (DTCEA-FL). O local é cogitado para receber os brasileiros em quarentena por ser uma unidade militar com espaço de saúde e local adequado para o isolamento.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com o NR
Atendimento NR
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo WhatsApp