31/01/2020 às 09h30min - Atualizada em 31/01/2020 às 09h30min

São José se destaca como uma das cidades que mais geram empregos no Brasil

Município ficou à frente de capitais importantes como Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Goiânia, além da capital catarinense Florianópolis

Secom/PMSJ
Arte: Divulgação | Foto: Divulgação Secom/PMSJ

A cidade de São José é a 2ª colocada no Estado de Santa Catarina e a 12ª cidade do Brasil na criação de novas vagas de empregos,  ficando à frente de grandes cidades como Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia entre outras.

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia mostram que no acumulado do ano de 2019, o município teve saldo positivo de 5.383 vagas ultrapassando municípios como Chapecó, que somou um saldo de 5.169 e Florianópolis com saldo de 4.849, ficando atrás apenas da cidade de Joinville que atingiu saldo de 6.491.

O setor que mais empregou foi o setor de Serviços de Atividades Administrativas, com um saldo positivo de 2.491 vagas, seguido pelo setor da Construção Civil que apresentou uma grande retomada após dois anos em crise, com um saldo positivo de 1.158 vagas e, em terceiro lugar, o Comércio Atacadista e Varejista, que após um fraco desempenho em 2018, recuperou o fôlego em 2019 e atingiu a marca de 787 vagas positivas. Cabe ainda destacar o setor de Tecnologia da Informação, que vem crescendo exponencialmente na cidade a cada ano e atingiu a excelente marca de 482 vagas positivas.

O último ano foi o melhor ano em geração de empregos na cidade de São José conquistando a melhor marca desde 2013 sendo que o saldo de empregos no acumulado de todos os anos das duas gestões da prefeita Adeliana chega a 11.156 vagas positivas, mesmo diante da grave crise econômica nacional que provocou período de demissões em todo o país.

“ O bom ambiente econômico está aliado à qualidade de vida. Além de estimular a classe empreendedora e empresarial para ter mais geração de postos de trabalho no município, o Poder Executivo abriu 12 creches, 11 unidades de saúde e seis novas áreas de lazer na cidade. Este conjunto de ações certamente tem colaborado para os bons indicadores que observamos atualmente”, avaliou a prefeita Adeliana Dal Pont.


Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Waldemar Bornhausen Neto é por meio da criação de novas oportunidades que o poder público contribui efetivamente com o progresso das pessoas e o desenvolvimento da cidade. “Trabalhamos constantemente na ampliação de espaços para possibilitar que os empreendimentos se estabeleçam na cidade, e também buscamos apoiar eventos, ações e políticas públicas que contribuam com o fomento da economia local e consequentemente gerem mais oportunidades de emprego na cidade de São José”, comentou o secretário.

Vale ressaltar que a cidade de São José está entre as 25 melhores cidades para morar no Brasil, é detentora do 21º maior IDH e é o município com 5º maior Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de Santa Catarina.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com o NR
Atendimento NR
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo WhatsApp