29/01/2020 às 15h57min - Atualizada em 29/01/2020 às 15h57min

Linhas de ônibus já estão passando pela ponte Hercílio Luz

Transporte coletivo terá espaço apenas de segunda a sexta-feira

G1 SC
Foto: Divulgação / PMF
Na manhã desta quarta-feira (29), os ônibus começaram a percorrer o trajeto entre a Ilha e a região Continental da Capital, que antes era feito apenas pelas pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles. 

Ao todo, 16 linhas convencionais e de ônibus executivos municipal e intermunicipal vão passar, de segunda a sexta-feira, pela estrutura reinaugurada. Nesses dias, a passagem a pé e de bicicleta deve ser feito somente pelas passarelas.

Esta é a segunda etapa da liberação de veículos. Na última segunda-feira (27), a linha 1119 Ponte Viva, criada em dezembro de 2019, já havia começado a circular na ponte pênsil. A linha é gratuita e opera de segunda a sexta, das 10h às 20h10. Os ônibus saem a cada meia hora da plataforma 5 do Terminal Urbano Cidade Florianópolis (Tecif).

Além do transporte coletivo, os únicos veículos autorizadas a transitarem na estrutura são vans escolares, viaturas, ambulâncias e veículos oficiais e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Aos fins de semana e feriados, a ponte fica fechada para o trânsito de veículos e aberta somente para visitação, com passagem exclusiva de pedestres e ciclistas. Nesses dias, os ônibus voltam a circular no trajeto anterior, pela Ponte Pedro Ivo Campos e Colombo Salles. 

Mudança no trajeto

A novidade também terá impacto no trajeto percorrido. Ao saírem da rua General Liberato Bittencourt, os ônibus seguem pela rua General Eurico Gaspar Dutra, Avenida Ivo Silveira e Ponte Hercílio Luz.

Já na saída da ponte, o trajeto continua pelo lado direito da alameda Adolfo Konder, na faixa exclusiva para ônibus. Em seguida, passa pelas ruas Conselheiro Mafra e Francisco Tolentino, avenida Paulo Fontes, finalizando no Terminal Integrado do Centro (Ticen) ou no Terminal Urbano Cidade Florianópolis, conforme a linha.

Novas paradas

Com a mudança, novos pontos de ônibus foram incluídos no trajeto. Uma placa foi instalada na rua General Eurico Gaspar Dutra (em frente à LBV), uma na rua Francisco Tolentino (próximo a Casas da Água) e três na alameda Adolfo Konder, no Boulevard da Ponte Hercílio Luz.

Quem utilizava o ponto de ônibus da rua Visconde de Cairú terá um novo local de embarque e desembarque. A partir desta quarta, a parada será na rua General Eurico Gaspar Dutra, número 226, na placa fixada em frente à LBV.

De acordo com a Prefeitura de Florianópolis, fiscais da Secretaria Municipal de Mobilidade estarão no local para orientar os passageiros.

Confira as linhas

• Nova linha
1119 - Ponte Viva

• Linha municipal convencional
630 - Corredor Continente (sentido Centro);

• Linhas executivas municipais
3001 - Executivo Jardim Atlântico/UFSC (ida)
3002 - Executivo Abraão/UFSC (ida)
6220 - Executivo Abraão (volta)

• Linhas executivas intermunicipais (ida e volta)
Executivo Biguaçu
Executivo Bairro Ipiranga
Executivo Bela Vista
Executivo Zenaide
Executivo Dona Wanda
Executivo Dona Adélia
Executivo Antônio Carlos
Executivo Governador Celso Ramos
Executivo Palhoça
Executivo Pinheira
Executivo Enseada

Leia mais em G1 SC


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com o NR
Atendimento NR
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo WhatsApp