09/04/2019 às 17h54min - Atualizada em 09/04/2019 às 17h54min

Umbandistas da Grande Florianópolis se organizam para homenagens à Ogum, Orixá regente de 2019

A 9ª Carreta de Ogum passará por três municípios e terá encerramento com uma grande celebração na quadra da Consulado do Samba

Da Redação
Foto: Divulgação
Milhares de devotos e simpatizantes da Grande Florianópolis se preparam para comemorar o dia de Ogum, um dos orixás mais populares da Umbanda e religiões de matrizes africanas. Na igreja católica, o santo é reverenciado como São Jorge.

No calendário, Ogum é celebrado no dia 23 de abril, no entanto a Associação dos Terreiros de Umbanda do Brasil, com sede em Florianópolis (ATUAA), programou as comemorações para o dia 1º de maio.

“Este ano faremos nossas homenagens no feriado do Dia do Trabalho, justamente para que todas as famílias e seguidores umbandistas possam estar juntos. A Carreta de Ogum é uma grande festa religiosa popular e é emocionante ver o carinho e a devoção das pessoas durante a passagem da procissão pelas ruas”, destaca Leandro Joaquim Santana, presidente da ATUAA e um dos organizadores da carreata.

O evento será aberto ao público com um culto ecumênico às 13 horas, na Tenda Espírita Luz de São Cosme e São Damião, no bairro São Sebastião, em Palhoça. A comissão organizadora programou duas paradas durante o trajeto - às 14 horas, na Beira Mar São José, no estacionamento do CAT – Centro de Atendimento a Terceira Idade e às 15 horas, na Passarela do Samba Nego Quirido, em Florianópolis.

Um dos pontos altos da carreata acontecerá na quadra da escola de samba Consulado, campeã do grupo especial do carnaval 2019 de Florianópolis.

O encerramento na quadra da Consulado, às 17 horas, contará com a Gira de Ogum, um momento ritualístico para homenagear o Orixá e a apresentação da Porta Bandeira e Mestre Sala da escola com sua bateria, onde os sacerdotes abençoarão as instalações da escola. A cantora Juliana D Passos, do Projeto Macumbaria, é uma das convidadas especiais.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com o NR
Atendimento NR
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo WhatsApp