24/09/2018 às 16h19min - Atualizada em 24/09/2018 às 16h19min

Primavera mais quente e com chuva dentro da média em Santa Catarina

Em Santa Catarina, segundo a Epagri/Ciram, a estação terá chuva dentro da média, porém com distribuição irregular ao longo do trimestre

Secom
Foto: Rádio Sentinela
Classificada como estação de transição entre o inverno e o verão, quando as temperaturas começam a aquecer,  a primavera abre o período de temporais. A meteorologista Gilsânia Cruz explica que umidade ou calor são ingredientes básicos para a formação de uma tempestade.

Embora a meteorologia consiga traçar um perfil do comportamento do tempo para os próximos três meses, por enquanto não há como mensurar a quantidade de chuva ou o quanto as temperaturas estarão mais elevadas. “É preciso conferir a previsão diária do tempo que, normalmente, tem informações mais detalhadas e num espaço de tempo menor”, observa Gilsânia. “Ao final da estação é que poderemos fazer as comparações das médias de chuva e calor”, acrescenta.

Recomendações da Defesa Civil

Para ajudar a população a se proteger ou como proceder em situações climáticas adversas a Defesa Civil de Santa Catarina tem dicas que podem ajudar salvar vidas e evitar prejuízos.

Veja alguns procedimentos que devem ser observados em casos de tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo:

- Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados;

- Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos;

- Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio;

- Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com o NR
Atendimento NR
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo WhatsApp