09/09/2018 às 21h05min - Atualizada em 09/09/2018 às 21h05min

Programa leva dentistas às unidades de ensino de Biguaçu

Dicom | PMB
Alunos recebem explicação sobre importância do cuidado com os dentes (Foto Divulgação PMB)

Para despertar nas crianças a adoção de cuidados necessários para se ter uma boa saúde bucal, a Prefeitura de Biguaçu, através do Programa Saúde na Escola, está levando dentistas e profissionais da Estratégia da Saúde da Família (ESF) para unidades da rede municipal e estadual de ensino.

A ação prossegue na próxima terça-feira (11/09), cumprirá um calendário em Centros de Educação Infantil (CEIMs) e escolas públicas municipais e estaduais. Na última semana, o programa esteve presente no CEIM São Tomaz de Aquino, na localidade de Santa Catarina.

11/09 no período matutino na CEIM Maria de Lourdes Galliani - Cachoeiras;

14/09 no período integral EEB Emérita Duarte Silva e Souza - Fundos;

17/09 no período integral EBM Donato Alípio de Campos - Prado;

27/09 no período integral GEM Celina Dias da Cunha - Três Riachos;

01/10 no período integral CEIM Dona Lili - Tijuquinhas;

As unidades escolares receberão a dentista Márcia Cristina Carriel Gomes, da Estratégia da Saúde da Família (ESF), que juntamente com sua equipe, apresentará uma palestra sobre higiene bucal, bem como realizar a escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor nos alunos. Posteriormente, essa ação será estendida para as outras creches e escolas.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Genivalda Ronconi, “o meio mais simples, barato e indolor de se ter uma população com dentes saudáveis é a prevenção, através de hábitos que evitem as doenças bucais. Para isso, é de extrema importância que a saúde oral seja ensinada às crianças desde cedo, tanto nas escolas quanto nas famílias”.

Cuidados necessários para uma boa saúde bucal:

- Escovação: os dentes devem ser escovados todos os dias. Entretanto, apenas uma escovação não é suficiente, sendo necessário escovar após cada refeição e também antes de dormir. A escova mais recomendada é a de cerdas macias, com a cabeça de tamanho reduzido para alcançar locais mais difíceis de escovar;

- Fio dental: utilizar o fio dental é importante para a remoção de restos de alimentos que podem estar localizados em partes onde a escova não alcança. O fio atua como uma complementação da escovação e deve ser também utilizado diariamente;

- Alimentação: uma alimentação saudável também é fundamental quando o assunto é a saúde dos dentes. Recomenda-se a diminuição da ingestão de doces, principalmente entre as principais refeições. Esses alimentos propiciam o desenvolvimento de bactérias, as quais produzem ácido causando cáries e outros danos aos dentes.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale com o NR
Atendimento NR
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo WhatsApp