05/09/2018 às 16h22min - Atualizada em 05/09/2018 às 16h22min

Peixarias do Mercado Público são habilitadas para o SIM

Selo foi entregue nesta quarta-feira (5) para as 11 empresas de pescado do patrimônio histórico de Florianópolis

CDL Florianópolis
Foto: Cristiano Andujar | PMF
As peixarias do Mercado Público de Florianópolis comemoraram na manhã desta quarta-feira (5) uma grande conquista para o segmento. Após um ano e meio de capacitação, adequações e desenvolvimento humano, os empresários da ala Sul do patrimônio histórico da Capital receberam o selo de Serviço de Inspeção Municipal – SIM, que permite a compra direta de pescadores artesanais e pequenos produtores de moluscos para melhorar o frescor desses produtos aos consumidores.

Reconhecidas pela qualidade dos produtos comercializados, as peixarias do Mercado Público avançam significativamente com habilitação do SIM. Para os empresários, ter o Serviço de Inspeção Municipal é fundamental para que eles possam receber os pescados cada vez mais frescos, proporcionando a oferta mais rápida entre o produtor/pescador e o consumidor. 


  O Gerente de Articulação e Negócios da CDL de Florianópolis, Hélio Leite, acompanhou os entraves enfrentados pelos empresários e desde então articulou com o poder público para conceder a habilitação às peixarias. “É mais uma conquista para o crescimento e desenvolvimento saudável da Cidade. Com o SIM, fortalece ainda mais o título de Florianópolis como Cidade Unesco da Gastronomia”, pondera Leite.

Para receber o selo, os 11 empresários foram submetidos a uma série de adequações, desde o layout interno do box com investimento em novas máquinas, assim como passaram por diversos treinamentos de capacitação para manipular os alimentos, fazer cortes das peças, atendimento ao cliente, entre outros. 

Ainda de acordo com Leite, a legislação sanitária brasileira é uma das mais exigentes do mundo, e receber o SIM eleva ainda mais o patamar das peixarias, que já eram referência e serviam de modelo para outros Mercados Públicos nacionais. “As nossas peixarias são as primeiras do Brasil, se não da América Latina, a serem habilitadas como Unidade de Procedência e Beneficiamento dos Produtos em Mercado Público Municipal”, afirma.


O prefeito Gean Loureiro acompanhou desde o início da gestão as discussões do SIM e sempre enfatizou para os empresários a importância de certificar a procedência e a qualidade dos produtos para o consumidor final. “Para habilitá-los, buscamos em conjunto com a CDL de Florianópolis um prazo com qualificação razoável, aumentando a capacidade de instruir e orientar, além de conscientizar de que era necessário investir para chegar até aqui”, parabenizou.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Cursos Online - Cursos 24 Horas