22/02/2017 às 22h25min - Atualizada em 22/02/2017 às 22h25min

Vivenciar a época em que eu e muitos dos meus amigos experimentamos, foi um privilégio.

" Assistimos o nascimento e o desenvolvimento do melhor que já aconteceu na música popular."

Rolling Stones (Anjali Ramnandanlall)
Por ADEMIR BENEDICTO, especial para o NR.


Não tínhamos à disposição essa farta tecnologia dos dias atuais, ouvíamos discos de vinil em toca discos improvisados e reproduzidos por aparelhos de som montados por “técnicos” amadores, assistíamos “televizinho”, andávamos de buzão, etc. Toda a sobra do nosso pouco dinheirinho era investido em nossa paixão pela música, coisa que dura até hoje, no entanto, assistimos o nascimento e o desenvolvimento do melhor que já aconteceu na música popular.

" A maioria dos meus amigos são os mesmos que dividiram a adolescência comigo, conheci muitos deles nas lojas de discos em que trabalhei por 21 anos, os que vieram depois conheci nas várias gravadoras que atuei por 28 anos, ou nos palcos e estúdios da vida. Fui músico e toquei em diversas bandas, participei de muitas jam session´s e – aliás, dou “canja” nas apresentações dos amigos até hoje ".

E para não fazer o papel tão criticado do velho que diz: “no meu tempo...” vou citar alguns dos ótimos álbuns lançados durante minha juventude, esta lista vai de 1955 até a metade dos anos 70, são alguns exemplos de como a minha geração foi privilegiada.


Começamos com rock instrumental (surf music) onde tínhamos os The Shadows e os The Ventures entre outros, passando pelo twist, curtíamos Chubby Checker, já na música italiana éramos fãs de Rita Pavone. Veio o rock, era quase uma  covardia ter à disposição grandes nomes como: Elvis, Bill Halley, Beatles, Stones, Hendrix, Dylan, Janis, Zeppelin, Stevie Wonder, Pink Floyd, Deep Purple, ufa! Poderia fazer uma lista com o nome de mais de uma centena de outros ótimos artistas, cujas obras ainda estão por ai, fazendo a cabeça dos “mesmos de sempre” e dos mais novos, por que não?

Você poderá dizer que esqueci dos “brazucas” ...  não esqueci não, e nem poderia, vou falar deles em outra ocasião. Listei 15 álbuns e suas datas de lançamento, creio que eles sejam indispensáveis em uma boa “discoteca”:



1 - The Shadows- The Shadows- Idem- 1961
6 - Rita Pavone- Rita Pavone- 1962
7 - The Rolling Stones- The Rolling Stones- 1964
8 - Bob Dylan- Blonde on Blonde- 1966
9 - The Beatles- Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band- 1967
10 - (Janis Joplin) Big Brother and the Holding Company- Cheap Thrills
11 - Jimi Hendrix Experience- Smash Hits- 1968
12 - Led Zeppelin- IV- 1971
13 - Deep Purple- Machine Head- 1972
14 - Pink Floyd- The Dark Side of the Moon- 1973
15 - Stevie Wonder- Songs in The Key of Life 1976
                                                                                               
               (Imagens Internet)
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Fale com o NR
Atendimento NR
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo WhatsApp